quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Trio Hohner de Lisboa

Trio Hohner de Lisboa Trago-vos hoje, aquele que foi provavelmente o primeiro trio de harmónicas cromáticas, a surgir em Portugal (1954-1955). Não tive o prazer de os ouvir, até pela sua existência efémera ( creio que nunca se exibiram em público, tendo apenas participado num Campeonato Mundial  - Weltmeisterschaft Winterthur 1955 ). Para a história, a foto e os seus nomes, se bem que incompletos da esq. para a dta : Zé, António (Borrah) e S. Sugg.

4 comentários:

  1. Foi uma agradável surpresa encontrar esta referência à existência fugaz do trio Hohner.
    Porque fui um dos seus membros,presto-me a dar alguma informação complementar,começando pelos nomes dos componentes do trio que eram,para além do Siegfried Sugg,o José dos Santos e o António Cardoso.
    Os dois últimos, antes da formação do trio, eram jovens melómanos , adeptos do jazz e da música clássica ,autodidatas em harmónica e tinham como inspiradores nomes tais como Larry Adler , Tommy Reilly , Trio Raisner , Hotcha Trio , Borrah Minevitch , etc. Assistiram no Coliseu a todos os concertos da Orquestra de Acordeões Hohner e do trio de Rolf Glass.

    Em 1954 leram no Diário de Notícias um anúncio de Sigfried Sugg , como professor de acordeão e harmónica . Responderam e contrataram lições de harmónica em casa de um deles , a que S. Sugg se deslocaria.
    Assim foi, durante um ou dois meses , até que os dois alunos foram surpreendidos pela seguinte proposta do professor:deixavam de pagar as liçóes , passavam a deslocar-se a casa do professor para estudar e ensaiar e iriam constituír , com o próprio professor , o Trio Hohner, com patrocínio da respectiva fábrica e com o objectivo imediato de ir ao Campeonato do Mundo de Harmónica de 1955 em Winterthur , Suíça.

    Foi assim que se constituiu o Trio Hohner e S. Sugg , o seu mentor , preparou uma primeira apresentação pública numa casa de fados do Bairro Alto , seguindo-se uma ou duas presenças em programas de variedades da Emissora Nacional , mas apenas em estúdio.
    Houve também a gravação de parte da banda sonora de um filme documentário sobre crianças , que teve lugar nos Estúdios do Lumiar.

    A deslocação a Winterthur foi feita na companhia dos Manos Alexandres que , também com S. Sugg , formavam outro trio , diatónico ,igualmente participante no Campeonato do Mundo.

    Com o regresso a Lisboa , Siegfried Sugg iniciou a constituição de uma orquestra de harmónicas , de que faziam parte alunos seus ,os componentes do Trio Hohner e também o recém chegado Thilo Krassmman.

    Por acontecimentos normais da vida ,como sejam acabar um curso , iniciar uma carreira profissional , casar ,constituir família , etc. faltou tempo para a música e acabou a colaboração com esse músico fantástico que é Siegfried Sugg , ficando a recordação do tempo enriquecedor e gratificante que passamos juntos.

    ResponderEliminar
  2. Pois caro António, foi uma agradável surpresa ter notícias suas, que vieram enriquecer esta postagem sobre o Trio Hohner de Lisboa. Penso que nunca nos encontrámos pessoalmente, mas os bons harmonicistas conhecem-se sempre, mesmo que seja só de nome. Muito obrigado pelo seu comentário, e ficamos aguardando novo contacto. Se por acaso tiver mais alguma foto ou história para publicar, esteja à vontade. Esta casa também é sua,um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas, procuro escola ou quem ensine Harmónica, zona de lisboa ou arredores. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Olá caro José Frita, lamentamos mas em Lisboa não conhecemos ninguém.

    ResponderEliminar