sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Trio Harmonia - 1.as Fotos



Eis as primeiras fotografias "oficiais" do Trio Harmonia, respectivamente em 1958, quando davam os primeiros passos na sua carreira artística, e numa outra tirada nos finais de 1961, altura em que participaram num concurso organizado pela revista Rádio Televisão - e que lhes veio proporcionar a sua entrada para o elenco da Emissora Nacional - (talvez um dia falemos disso). Nas fotos: Raúl Mendes, solo - José Peralta, baixo - Hermenegildo Mendes, acordes.

1 comentário:

  1. Em 1958, foi quando eu e o Hermenegildo Mendes nos reencontrámos, (estava eu no Quinteto Português de Harmónicas), e dada a nossa amizade, propusemo-nos fazer um Trio e perguntámos a Siegfried Sugg, se entre os seus alunos, haveria alguém com capacidades para integrar o novo conjunto. Disse-nos que o seu amigo Thilo Krasmann, (que viera da Hohner para Portugal, em 1956) tinha um aluno que talvez correspondesse às nossas exigências, e foi assim que conhecemos o Raul Mendes !
    Eu acumulei, enquanto me foi possível, as minhas funções de solista, no Quinteto, com as de baixista, no Trio, que como já disseste, começou por se chamar "ALFA" ficando depois com o nome definitivo de TRIO HARMONIA.
    Em 1961, como dizes, a revista "Rádio & Televisão", organizou o concurso "Vedetas, precisam-se", para revelação de novos artistas, e o Trio Harmonia foi o único conjunto instrumental, entre dezenas (ou centenas !) de cantores e fadistas de todo o País, a classificar-se para a Grande Final, em 9 de Dezembro daquele ano, no Pavilhão dos Desportos (hoje, Pavilhão Carlos Lopes), com a sua lotação esgotada, com um público participativo e entusiasta, onde a sua actuação foi recebida em unânime apoteose !
    Não me lembro, talvez tu saibas, se o Maestro e Compositor Nóbrega e Sousa, que foi, depois, grande amigo e admirador do Trio Harmonia, estava no Júri ou não, mas creio que foi ele que de imediato nos contactou, para o elenco da Emissora Nacional.

    Mais uma vez, Francisco, que belas e nostálgicas recordações !!!
    Um abraço

    ResponderEliminar