sábado, 16 de janeiro de 2010

Trio Alex

Trio Alex - Portugal
Os pioneiros da harmónica em Portugal - Anos1950's-1960's


Trio Alex Nesses já longínquos anos 50/60, surgiram em Portugal vários grupos de harmónica. Uns vieram a tornar-se conhecidos do grande público, outros nem tanto. Seja como for, também eles contribuíram com o seu exemplo, para a divulgação desse instrumento no nosso país. É pois com imensa saudade, que relembro um desses grupos - o Trio Alex. Infelizmente o  nosso bom amigo Alex(andre), solista do referido grupo, viria a perecer muito jovem num estúpido acidente de viação. Fica aqui a nossa sentida homenagem. Nesta foto datada 1960 temos da esq. para a dta : José Alexandre (Alex) - Fernando Peres - José Roseiro.

4 comentários:

  1. No passado Natal, consultando a minha agenda telefónica, deparei, por mero acaso,porque procurava outra pessoa, com o nome de um amigo harmonicita, de quem não sabia há muitos anos :-José Roseiro do Trio Alex !
    Liguei, não sabendo se o telefone ainda era o mesmo, e ele...atendeu !

    Falámos longamente da nossa vida passada e presente, e recordámos a "época d'ouro" da Harmónica, em Portugal como em todo o Mundo, e lembrámos o malogrado José Alexandre e as dramáticas circunstâncias do acidente .

    Trocámos os nossos mails, e há poucos dias, quando acedi, também por acaso, a este teu Blog,
    logo o enviei para o José Roseiro que, se estiver atento às tuas actualizaçõs, poderá dizer e comentar algo mais sobre o seu Trio.

    Posso, no entanto, adiantar os nomes :-José Alexandre (Solista em Cromática) que também, sentidamente, evoco e homenageio. José Roseiro (Harmónica de Acordes) e Fernando Peres (Harmónica Baixo).

    Tal como com o José Roseiro, ao vêr ontem, o teu post sobre o Trio Riviera, tentei e consegui saber o telefone do nosso amigo Victor Pinto (Quinteto Português de Harmónicas), falei com ele, recordámos os velhos tempos, e dei-lhe também conhecimento do teu Blog !

    ResponderEliminar
  2. Obrigadinho por tudo Zé Peralta. Penso que os nossos comuns amigos, gostarão de passar cá por casa e relembrar os velhos tempos. Fica feito o convite para a sua participação neste nosso/seu blogue. E já agora aproveitando as tuas dicas, vou "reparar" a legenda da foto. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá amigos, é com muita saudade e ao mesmo tempo alegria que relembro, através de vós, as minhas memórias das "aventuras" harmonicistas por que passei. Agradeço-vos do fundo do meu coração. A vida tem destas coisas boas e de bons amigos como vós sois para mim.
    Um Grande abraço a cada um e um muito grande obrigado. Zé Roseiro

    ResponderEliminar
  4. Amigo Zé Roseiro, nada tens a agradecer, nós é que te agradecemos as amáveis palavras. A vida passa rapidamente, mas a amizade perdura mesmo que, como foi o nosso caso, os nossos caminhos comuns se tenham afastado. Fica a saudade, e as belas recordações desses verdes anos das nossas vidas. Um forte abraço e dispõe sempre.

    ResponderEliminar