segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Orquestra Aldrabófona


Orquestra Aldrabófona - Portugal  1935
"Os pioneiros da harmónica em Portugal - Anos 1930's-1940's"



 Lá fui descobrir no baú das velharias, uma foto da Orquestra Aldrabófona
datada de 1935. Nela se podem reconhecer os "Manos Alexandres" 
 - Fernando Santos (Menan) e Alexandre Afonso (Alex).





O nosso amigo José Peralta, enviou-nos mais estes apontamentos que agradecemos

2 comentários:

  1. Caro Francisco
    Obrigado por mais esta foto histórica, que estava exposta no excelente Museu da Rádio, na Rua do Quelhas,21, antes de ser transferido para o Museu da Rádio e da Televisão, onde não sei como foi tratado o seu extenso e completo acervo .

    Acrescento aqui, o meu comentário sobre a Aldrabófona, que publquei no teu post - ORQUESTRA EXCÊNTRICA "OS BENFICÓFILOS" :

    Nos últimos anos da sua vida, eu visitava com alguma frequência,às vezes com o Siegfried Sugg, o nosso amigo Fernando Pires dos Santos (Menan).
    E ficava deliciado com os pormenores e peripécias da sua vida musical.

    Como sabes, ele tinha cegado há alguns anos, e eu li-lhe o capítulo do livro do Matos Maia, sobre a Aldrabófona, que ele corroborou, acrescentando, acerca da grande popularidade da Orquestra, que nos dias da emissão em directo e ao vivo, ( como era hábito nas emissões radiofónicas nesse tempo, em que os processos de gravação, eram rudimentares, ou não existiam !), o autocarro em que viajava, da Praça da Alegria para os Estúdios na Parede, do Rádio Clube Português, era seguido por um cortejo de automóveis com os seus admiradores !

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé, muitos desses curiosos episódios, ouviu-os eu de viva voz do nosso comum amigo Fernando, aquando dos ensaios dele com o Quinteto Harmonia, para uma apresentação no Festival de Harmónicas de Arronches, em Agosto de 1989. Lembras-te que estava prevista a actuação do Quinteto com os "manos" Alexandres, só que a Morte se antecipou e nos roubou o nosso amigo Alex ? Pois é, 20 anos se passaram.

    ResponderEliminar