"Os pioneiros da harmónica em Portugal - Anos 1930's-1940's"
Lá fui descobrir no baú das velharias, uma foto da Orquestra Aldrabófona
datada de 1935. Nela se podem reconhecer os "Manos Alexandres"
- Fernando Santos (Menan) e Alexandre Afonso (Alex).
O nosso amigo José Peralta, enviou-nos mais estes apontamentos que agradecemos
Caro Francisco
ResponderEliminarObrigado por mais esta foto histórica, que estava exposta no excelente Museu da Rádio, na Rua do Quelhas,21, antes de ser transferido para o Museu da Rádio e da Televisão, onde não sei como foi tratado o seu extenso e completo acervo .
Acrescento aqui, o meu comentário sobre a Aldrabófona, que publquei no teu post - ORQUESTRA EXCÊNTRICA "OS BENFICÓFILOS" :
Nos últimos anos da sua vida, eu visitava com alguma frequência,às vezes com o Siegfried Sugg, o nosso amigo Fernando Pires dos Santos (Menan).
E ficava deliciado com os pormenores e peripécias da sua vida musical.
Como sabes, ele tinha cegado há alguns anos, e eu li-lhe o capítulo do livro do Matos Maia, sobre a Aldrabófona, que ele corroborou, acrescentando, acerca da grande popularidade da Orquestra, que nos dias da emissão em directo e ao vivo, ( como era hábito nas emissões radiofónicas nesse tempo, em que os processos de gravação, eram rudimentares, ou não existiam !), o autocarro em que viajava, da Praça da Alegria para os Estúdios na Parede, do Rádio Clube Português, era seguido por um cortejo de automóveis com os seus admiradores !
Caro Zé, muitos desses curiosos episódios, ouviu-os eu de viva voz do nosso comum amigo Fernando, aquando dos ensaios dele com o Quinteto Harmonia, para uma apresentação no Festival de Harmónicas de Arronches, em Agosto de 1989. Lembras-te que estava prevista a actuação do Quinteto com os "manos" Alexandres, só que a Morte se antecipou e nos roubou o nosso amigo Alex ? Pois é, 20 anos se passaram.
ResponderEliminar