terça-feira, 25 de outubro de 2011

The Jarrow Crusade

 The Jarrow Crusade (1)
Há alguns dias atrás, numa postagem referente a velhas orquestras de harmónicas, eu publiquei uma foto que me deixou um pouco intrigado. O meu amigo Zé Peralta, insistiu para que eu aprofundasse o assunto, já que se lhe afigurava ser de grande interesse. Pois bem, investiguei na net e, entre os diversos artigos relacionados, trago-vos hoje uma versão resumida do que foi a Jarrow Crusade,  bem como a importância embora relativa, da harmónica nessa marcha. Ficam os nossos sinceros agradecimentos aos autores do artigo transcrito, bem como a todos os autores e proprietários dos direitos das fotografias aqui apresentadas, que se pretende sejam apenas demonstrativos da força do nosso pequeno instrumento.
Marching with harmonicas to keep up their spirits


Monument


 


2 comentários:

  1. Obrigado amigo por ter posto em valor está página heroica do movimento operário. Como era popular a harmônica nesse tempo ao ponto de serem os harmonicistas a marcar o compasso da manifestação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A harmónica foi sempre a fiel companheira dos trabalhadores, nas suas lutas ou manifestações artísticas. Poucos privilegiados podiam adquirir um instrumento musical, restava-nos a humilde "gaita de beiços" para acompanhar os bons e os maus momentos das nossas vidas. Obrigado pelo comentário caro amigo.

      Eliminar