Um cartão de Boas-Festas, um cartaz do centenário da harmónica e um prospecto do Harmonikamuseum. Pequenas curiosidades do mundo da harmónica.
*Disclaimer* - No copyright infringement intended - I do not own the rights to the music or image in the videos, photos and others, and I do not monetize this blog. It serves the purpose of disclosure, enjoyment and entertainment for harmonica lovers. If you own the copyright to any of the items shown, please contact me and if it is necessary to remove, it will be removed. Thank you! Welcome, and if you want to collaborate... the blog is also yours.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Thorens & Hohner
Do meu baú trago-vos dois pequenos (e antigos) métodos, que normalmente vinham no interior das caixas das harmónicas, e se destinavam a ensinar os primeiros passos, a quem pretendia aprender a tocar o instrumento. Um é da Hohner France, o outro das harmónicas Thorens, muito básicos mas suficientemente elucidativos para o fim a que se destinavam.
Humor
Mais dois momentos de humor, um diz-nos ( jogando com o trocadilho da figura do cão ) mais ou menos isto: - Também eu tenho um enorme cansaço (mal de chien) para tocar a harmónica. O outro só vem provar que a harmónica substitui com vantagem a flauta (já viram algum encantador de serpentes, encantar mais do que uma , com a sua flauta?).
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Postais
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Postais
Iniciamos hoje, a apresentação de vários postais que eram (são?) vendidos aos visitantes do Harmonikamuseum Trossingen. Um na parte detrás, diz sensivelmente o seguinte "Matthias Hohner vende pessoalmente harmónicas em todo o mundo. Detalhe de um cartaz publicitário, circa 1900". O outro refere, tratar-se do interior de um catálogo Hohner de 1894, com a ilustração da planta da fábrica principal e das primeiras filiais.
Harmonia - Conjunto Português de Harmonicas no CCCA
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Catálogos Hohner
Temos aqui mais algumas das bonitas edições, que a Hohner publicava. Assim poderemos apreciar um catálogo datado de 1939, outro de 1946 (que o meu amigo José Peralta me fez chegar, assim como o selo Hohner "Cinderella" de 1905), e um calendário de 1910.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Postais (9)
Mais dois postais dos anos '50 e a capa que resguardava uma dessas colecções. Um postal é o da comemoração do centenário da casa Hohner, o outro mais um daqueles "naifs" da época e que diz mais ou menos "minha canção nocturna na Hohner".
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Harmonia Conjunto Português de Harmonicas - Em França
HARMONIA Conjunto Português de Harmonicas - Em França (3)
Mais duas fotos do Harmonia por terras de França, em Novembro de 1994. Nelas podemos ver, aquilo que em França se chama "faire le boeuf" ou seja tocar de improviso, sem saber exactamente o que se segue. Em Portugal nós diríamos "tudo ao molho e fé em Deus". Foram bocados bem passados com os harmonicistas franceses e que nos deram muito prazer. Hoje são boas recordações. Podemos ver nas fotos, além dos elementos do Harmonia: Claude Saubestre, Joseph Ligault, Jean Buecher e Jean-Claude Lavergne.
Já agora um pouco de música dos Harmonia
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Trio Harmonia - 1ª Gala Hispano-Portuguesa Torremolinos 1971
Hoje trago até vós uma das interpretações mais dificeis (se não a mais difícil) da carreira do trio Harmonia. Esta peça levou cerca de seis meses a preparar, e além da dificuldade de execução, exigia que os seus intérpretes mudassem de instrumentos várias vezes durante a sua feitura, para assim obterem o efeito pretendido. Para mais um dos elementos (o Hermenegildo) via-se a contas com uma terrível amigdalite, e só com antibióticos e uma grande dose de coragem e força de vontade, conseguiu levar a bom termo a sua participação. Aqui fica pois Rapsódia Portuguesa de Manuel de Figueiredo, captada de uma emissão directa via rádio da 1ª Gala Hispano-Portuguesa, realizada em Torremolinos, Espanha 1971.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Humor
Como a Vida são dois dias e o Carnaval são três, eu fui aproveitar o dia de bónus. Mas já estou de volta, ou julgavam que se viam livres de mim tão cedo? Trago-vos mais um pouco de humor da "gaita", se me é permitido o trocadilho ( para os nossos seguidores do lado de lá do Atlântico, eu explico: humor da gaita é aquilo que se poderá designar também por humor da treta). Temos pois, uma caricatura de um grupo suíço em que a harmónica funciona como uma "tábua de salvação", outra do Trio Clarins (franceses) em que há ratos por todo o lado - desconheço se em francês se podem designar as fífias por ratos (não liguem que eu estou a brincar), ainda um velho amigo inglês - Brian Holland e outro que não sendo Holland é no entanto holandês, o meu velho amigo hoje radicado na África do Sul Art Daane. Para terminar temos a cereja no topo do bolo: uma paródia que o meu amigo Michel Capelasse (França) fez, transformando o primeiro verso do Hino Francês (Aux armes citoyens - às armas cidadãos) em "aux harmos citoyens" ( em França designam-se por harmos, principalmente as harmónicas tipo Blues Harps). Espero que tenham gostado, e, chauzinho.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)