terça-feira, 28 de outubro de 2014

1º Festival de Harmónicas na Charneca de Caparica

 1º Festival de Harmónicas na Charneca de Caparica (1)
Realizou-se no passado Domingo, dia 26 de Outubro, o 1º Festival de Harmónicas na Charneca de Caparica, organizado pela Casa do Benfica na Charneca de Caparica, e contando com o apoio da Junta das Freguesias Charneca de Caparica e Sobreda. Foi um encontro muito interessante e bem organizado, de convívio e divulgação da harmónica. Os nossos parabéns e agradecimentos, aqueles que o proporcionaram , principalmente à impulsionadora e verdadeira "mola" do evento: - a nossa boa amiga Filomena Silva. Estiveram presentes, além de diversos executantes individuais, os grupos: Grupo Harmónicas da Baía do Seixal, Orquestra Harmónicas  Ponte de Sôr, HARMONIA - Conjunto Português de Harmónicas, e o grupo anfitrião Grupo Harmónicas  Casa do Benfica. A assistir, numa sala repleta, o poeta/fotógrafo, escritor e profundo conhecedor da história local, Vicktor Reis, que numa breve intervenção, falou da harmónica não só como instrumento musical, mas também como aglutinador de culturas, vivências e convivências, a nível local. Ficamos a aguardar o próximo encontro.
Grupo Harmónicas Casa do Benfica
HARMONIA e Vicktor Reis
Grupo Harmónicas Baía do Seixal
Todos os harmonicistas em final de festa.

3 comentários:

  1. Excelente jornada de divulgação da música executada com harmónicas, onde fomos brindados pelos sempre jovens "HARMONIA - Conjunto Português de Harmónicas" com excelentes peças musicais de cariz popular e erudito, como verdadeiros campeões mundiais que o serão sempre. Presentes outros executantes de elevada qualidade que connosco partilharam o que de melhor há na execução deste instrumento de tanta tradição em Portugal e no Mundo - a harmónica ou gaita-de-beiços (popularmente designada). Muito grato e o desejo sempre renovado de vos voltar a ouvir. Abraço. Victor Reis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por todo o interesse demonstrado e toda a amizade com que nos brindou. Conte connosco no for necessário para divulgar este instrumento. Um grande abraço, Hermenegildo

      Eliminar