quarta-feira, 25 de junho de 2014

C.A.R. - Circulo de Arte e Recreio

C.A.R.  Circulo de Arte e Recreio - Guimarães (2)

HARMONIA Conjunto Português de Harmónicas
21, 22 e 23 Junho 2014
  


Desta vez a História inverteu-se, e foram os "mouros" que partiram à conquista do berço da nação. Ainda não foi desta, foram derrotados pela simpatia e generosidade das gentes do Norte. Mas tiveram algo a seu favor, conseguiram convencer as pessoas que foram assistir às suas actuações, que a harmónica é um instrumento para ser levado a sério. Foi uma jornada de muita emoção, com algum cansaço a manifestar-se na última apresentação, o que não é de admirar. Além da idade que já se vai fazendo sentir nestes "velhos/jovens", as visitas à cidade, e o número de apresentações (4), fizeram mossa. Mas valeu a pena, e se a intenção dos organizadores se concretizar (o recomeço das harmónicas no C.A.R. que foram exactamente o inicio dessa grande associação de Cultura e Arte da cidade), então ainda mais valeu a pena. O Harmonia apresentou-se num work-shop com a sala completamente cheia de curiosos e apaixonados do instrumento. Além duma breve história da harmónica, a apresentação de diversos modelos e a exemplificação prática com vários números, fez-se ainda uma "jam" com os nossos amigos blueseiros que se resolveram a isso: César Machado, Gilberto Neto (brasileiro a residir no Porto) e Ricardo Silva (4º lugar entre mais de 30 concorrentes na categoria blues, do último Campeonato do Mundo, sabiam ?) a residir também no Porto, acompanhados por elementos do Harmonia, tornaram o evento ainda mais interessante. O veterano António Xavier, apesar dos seus 82 aninhos, ainda veio mostrar as suas habilidades, relembrando os tempos dos "Ritmo Louco". Foi uma tarde, que certamente não será tão depressa esquecida, por aqueles que estiveram presentes. Ali ficaram lançados os alicerces para a futura escola de harmónica do C.A.R. Professor já há; o nosso jovem e talentoso amigo Ricardo Silva.
Depois mais tarde, apresentação na FNAC (que tinha colaborado no evento, oferecendo mais de uma dezena de harmónicas), com uma assistência interessada que muito nos aplaudiu, e à noite a "pièce de resistence", o nosso concerto, que sem falsas modéstias consideramos um êxito. No domingo foi dia de descanso e visitas à cidade. Na segunda-feira, uma apresentação dedicada aos apoiantes da Associação de Apoio à Criança, um público mais vasto, e se não tão conhecedor do instrumento, igualmente interessado e entusiasmado. Foi a cereja em cima do bolo. Despedimo-nos na terça-feira, cansados, felizes, e absolutamente certos que vamos voltar. 
Os nossos agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para esta nossa jornada de divulgação do instrumento, e principalmente, que nos desculpem os outros, ao Dr. César Machado, ao Sr. António Xavier, à Direcção do C.A.R. ao Gilberto Neto, à incansável Sara Moreira e ao Luís Almeida, por todo o seu empenho e interesse. Assim que tenhamos em nossa posse os vídeos e fotos dos acontecimentos, aqui voltaremos. Até sempre amigos.


Sem comentários:

Enviar um comentário