Aqui estão mais quatro fotos datadas de 1962, com a formação inicial do grupo: Raúl Mendes, José Peralta e Hermenegildo Mendes. A primeira num Passatempo para Jovens, e as outras três aos microfones da Emissora Nacional.
*Disclaimer* - No copyright infringement intended - I do not own the rights to the music or image in the videos, photos and others, and I do not monetize this blog. It serves the purpose of disclosure, enjoyment and entertainment for harmonica lovers. If you own the copyright to any of the items shown, please contact me and if it is necessary to remove, it will be removed. Thank you! Welcome, and if you want to collaborate... the blog is also yours.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Trio Harmonia - Carmen Ouverture
Em 1971 a RTP apresentou um programa com o Trio Harmonia. Chamou-se este programa "Um dia com... o Trio Harmonia". É desse programa que vos trazemos a Abertura da Carmen de Bizet.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/um-dia-com-trio-harmonia/
Atuação do Trio Harmonia; Raul de Figueiredo Mendes, Hermenegildo Francisco Mendes e José António dos Santos Correia exemplificam o tipo de som que cada harmónica emite; falam das suas experiências profissionais, curriculares e da participação do grupo em, vários campeonatos mundiais em que se sagraram como campeões, intercalado com imagens de troféus, diplomas, álbum fotográfico, capas de discos, partituras, harmónicas. 26m28: Trio Harmonia interpreta abertura do primeiro acto de Cármen Bizet. 33m08: Grupo toca Senhora do Almortão.
Harmónicas - Cromáticas
Mais algumas harmónicas da minha colecção. Então temos em primeiro lugar a Romo, que era fabricado na Alemanha, no sector então ocupado pelas forças americanas (anos 50). Seguidamente temos a Super Chromonica que eu conheço desde miúdo ( a sua produção começou nos anos 30, e prolongou-se por mais de 30 anos). A finalizar, a jóia da coroa, uma harmónica Borrah Minevitch, dos anos 20/30. Até amanhã.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Armonica en España
Extraído do método de Francisco Latorre (1951), apresento-vos alguns grupos de Espanha, anos 40/50. Assim, a primeira foto é de um grupo de Barcelona "Los Bascópulos", depois aparece o conjunto Santafé também de Barcelona. Na terceira temos um agrupamento escolar de Barcelona, datada de 1947 e, a quarta é de um grupo de violas e harmónicas, novamente de Barcelona. Temos depois o conjunto de harmónicas Latorre. Finalizamos com o primeiro grupo de harmónicas utilizador do método Latorre, em Espanha.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Harmónicas - Cromáticas
Como o tempo está bom para passear, deixo-vos mais umas "gaitinhas" da minha colecção e vou apanhar sol. Chauzinho...
P.S. Já agora, vão aos links, cliquem no Harmonica Collection e apreciem a maravilha. Não precisam de me agradecer, é um privilégio.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Harmónicas - Cromáticas & Chordomónica
Iniciamos um novo marcador; Harmonicas. Procurarei trazer-vos os modelos de harmónicas que eu for descobrindo, tanto nas publicações que possuo, como nas minhas digressões pela net. Achei no entanto, que deveria começar, pelas minhas. Não são nada de especial ? Pois não. Mas são minhas. Assim temos nas fotos 1,2,3,4 a Chordomonica II. Nas fotos 5,6,7 a Chromonica II. Nas fotos 8,9,10 The Chromonica. A idade destes exemplares? Deixo à vossa imaginação. Amanhã há mais.
domingo, 25 de abril de 2010
Métodos
Trago até vós, algumas das obras que eu possuo, sobre a aprendizagem, ensino ou divulgação do nosso instrumento de eleição. Necessariamente, apenas algumas páginas dessas obras, já que seria uma tarefa fastidiosa e desnecessária a sua divulgação completa. Resta acrescentar que, por exemplo, o método de harmonetta está datado de 1957, o do quatuor Harmos é de 1970, o de Latorre é de 1951, e o de Borrah Minevitch, é apenas de 1931.
Subscrever:
Mensagens (Atom)