sábado, 24 de abril de 2010

Trio Azur

Há alguns anos atrás, um amigo francês fez chegar às minhas mãos, entre vários 45 r.p.m. (alguns, verdadeiras preciosidades da harmónica), um que atraiu particularmente a minha atenção, por vários motivos. Primeiro, porque nunca tinha ouvido falar de tal trio. Segundo, porque era formado por crianças. Terceiro, por ser formado por três irmãos. Quarto, porque o nome de família, se bem que com uma pronúncia diferente em francês, resultava em português no mínimo, cómico: irmãos Pichas  (designação em gíria suave, dos pénis). Escutei o disco com atenção, e fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade evidenciada, por tocadores tão jovens. Enfim, guardei o disco entre as muitas centenas que compõem a minha colecção, e nunca mais pensei no assunto, até há poucos dias ter encontrado na net, a foto de dois garotos tocando harmónica, que imediatamente me fizeram lembrar dos irmãos Pichas. Investiguei, e acabei descobrindo que o trio era da região de Marselha, que tinham sido campeões de França, e que inclusive se tinham recusado a fazer a primeira parte de um espectáculo, que Stevie Wonder (então nos seus princípios de carreira) agendara em França. O mundo é pequeno, e a net cada vez mais alarga os nossos conhecimentos. Deixo-vos as capas do meu disco, as fotos que eu obtive da net, e uma música para apreciarem como eles tocavam bem. Na primeira foto temos Les frères Pichas (antes de se formarem como Trio Azur), Denis (6 anos) e Sauveur (9 anos). Na segunda, após terem vencido a sua primeira Coupe de France, organizada pela France Harmonica (eles ganharam três vezes seguidas, e depois apenas participavam "hors concours") em Paris 1961 frente à torre Eiffel (da esq. para a dta; Denis, Sauveur e Noël). Seguem-se as fotos do disco e das capas (1966), e a seguir temos as convocatórias para as taças de França, de 1961 e 1962. Temos então uma foto de 1966, tirada no Studio Hollywood Musicale, e logo depois o trio no Théatre Parisien. Aparecem-nos aqui nesta foto tirada em La Cayolle, arredores de Marselha, Sauveur (8/9 anos), Denis (6/7 anos) e Noël (4/5anos). Para terminar, juntos a Stevie Wonder (anos 61/62), e por fim um artigo sobre o trio na revista Harmonica, Accordéon et Musique.

Sem comentários:

Enviar um comentário