domingo, 15 de novembro de 2009

Orquestra de Harmónicas da Ala de Lisboa

Orquestra de Harmónicas da Mocidade Portuguesa - Ala de Lisboa - Portugal
"Os pioneiros da harmónica em Portugal - Anos 1950's"


Esta é uma foto histórica da Orquestra de Harmónicas da Ala de Lisboa, datada de 1 de Janeiro de 1957. Em 1954, a Hohner enviou para Lisboa um dos seus professores de acordeão e harmónica - Siegfried Sugg ( mais tarde juntou-se-lhe um outro seu compatriota, Thillo Krassman), com a missão de divulgar e ensinar estes instrumentos. Nasceu assim em Portugal, a primeira e única orquestra de harmónicas a merecer essa designação, e da qual saíram nomes que vieram a contribuir para o prestigio da harmónica, não só a nível nacional, mas também internacional. Podemos distinguir nesta fotografia entre outros, em pé da esquerda para a direita: na posição 2 Siegfried Sugg - 3 Alexandre Afonso e 4 Fernando Santos (Manos Alexandres), 5 Thillo Krassman, 9 Victor Pinto (Trio Riviera e Quinteto Português de Harmónicas) 11 Carlos Pais (Trio Riviera, Quinteto Português de Harmónicas, Trio e Quinteto Harmonia) e 12 Hermenegildo Mendes (Quarteto Português de Harmónicas, Trio e Quinteto Harmonia), 13 Henrique Vicente ( Trio Riviera, Quinteto Português de Harmónicas e Quinteto Harmonia), 15 José Peralta (Quarteto e Quinteto Português de Harmónicas, Trio e Quinteto Harmonia). Em baixo: 4 José Correia (Quinteto Português de Harmónicas, Trio e Quinteto Harmonia).

Orquestra de Harmónicas da Escola Comercial Veiga Beirão - 1954
Esta foi a orquestra de harmónicas percursora da Orquestra de Harmónicas da Ala de Lisboa


Festa do final de ano na Escola Veiga Beirão (1955) Victor Pinto, Neto e Ventura

Inauguração do Liceu das Caldas da Rainha 1957 - Elementos da Orquestra 
Carlos Pais, Henrique Vicente, Siegfried Sugg (maestro), Prates, José Peralta,
Sérgio Paulica, e em baixo José Correia

3 comentários:

  1. Francisco, a postagem que eu removi, é a que está agora no teu post-TRIO RIVIERA-e que tinha, por engano, postado aqui !

    Esta Orquestra, estava sediada na Escola Comercial Veiga Beirão, no Largo do Carmo, ao lado do Convento, onde ainda existe, creio que com outro nome.
    Eu estava a terminar o Curso, na Escola Industrial Machado de Castro, na Rua Saraiva de Carvalho, a Campo de Ourique quando, na "vitrine dos avisos", apareceu um convite:-"Sabes tocar Harmónica ? Então vai à Veiga Beirão e increve-te na Orquestra !

    Foi o que eu fiz, e lá fui conhecer o Siegfried Sugg, o jovem professor alemão de Acordeão e Harmónica, recém-chegado (em 1954), vindo da Hohner, a Fábrica desses instrumentos em Trossingen, como seu representante musical.
    Siegfried tinha integrado, desde os 17 anos, a Orquestra Sinfónica de Acordeões Hohner,dirigida pelo Maestro Rudolf Würthner,(a qual nos seus Concertos pelo Mundo, esgotava as salas por onde passava, como, várias vezes,no Coliseu de Lisboa, por exemplo !) e o Trio Rolf Glass (que fazia o "momento harmonicista" dos Concertos)
    onde tocava Harmónica Baixo.

    Lá encontrei o Victor Pinto, o Carlos Pais e o António Henrique, do Trio Riviera,- (meus futuros e, ao tempo, improváveis companheiros no Quinteto Português de Harmónicas !)- já elementos
    preponderantes da Orquestra, e que, talvez por isso, me pareceram um pouco distantes e sobranceiros na sua "veterania", perante o inexperiente novato que eu era.
    E recordo o impacto que tive, ao vêr as suas Harmónicas, a Cromática, o Baixo e a de Acordes, (que eu só conhecia de Catálogo) e a maneira exímia, como JÁ as tocavam !

    E lá fui encontrar,também, o Hermenegildo Mendes, (não sei se conheces...)vindo da Escola Industrial Fonseca Benevides, uma amizade que perdura até hoje, e com quem comecei a realizar o sonho incipiente, mas ambicioso, da formação, primeiro, do efémero Quarteto Português de Harmónicas,que pretendeu de alguma forma, sêr um animoso "concorrente" dos "Rivieras" !!!) e mais tarde do famoso (sem falsas modéstias !) Trio Harmonia, de que fui, com o Hermenegildo, um dos fundadores, e sobre o qual já aqui, publicaste fotos e dados biográficos.

    E lembro, a propósito, para além dos ensinamentos do nosso amigo e professor Siegfried Sugg,(com quem, semanalmente, continuo a encontrar-me "à mesa" !),os discos "45 rotações" do francês Trio Raisner, ou do holandês Hotcha Trio, nossos ídolos de juventude, que àvidamente e muitas vezes com sacrifício (também dos nossos Pais!, comprávamos, e ouvíamos "até à exaustão", sobrepondo as nossas Harmónicas, (eu, a Cromática e o Baixo, o Hermenegildo, a Cromática e os Acordes!) e assim reproduzindo as suas músicas!

    Foi esse o nosso grande "Conservatório" da Harmónica, que religiosamente, conservo até hoje !

    O costumado abraço!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Zé, embora não tenha grande importância, rectifico alguns pequenos pormenores. Esta orquestra, não estava sediada na Escola Veiga Beirão, mas aí nasceu, a partir de uma outra orquestra dirigida por Guy Valle Flor. Com a vinda do Prof. Siegfried Sugg para Portugal, ampliou-se e passou pouco tempo depois, a fazer os seus ensaios na Casa da Mocidade, situada na R.Almeida Brandão, como deves estar lembrado. O Hermenegildo que tu e eu conhecemos bem, disse-me que também ele teve conhecimento da dita orquestra, quando estudava na Escola Afonso Domingues, mas que o "anúncio" era para quem soubesse ou quisesse aprender harmónica, se dirigir à Casa da Mocidade, para fazer parte da referida orquestra. Como tu chegaste já depois de ele lá estar, penso que deves ter feito o mesmo percurso . O abraço do costume.

    ResponderEliminar
  3. Ok ! Lembro-me dos ensaios na Rua Almeida Brandão, mas creio que o meu primeiro contacto com a Orquestra, foi na Escola Veiga Beirão, onde o Sugg, de imediato me distribuiu uma "Educator" com que eu não estava habituado, e me "espalhei" a tocá-la, "acontecimento" a que tu assististe !!! E como é que eu podia esquecer aquele "êxito", tão auspicioso ?????
    Quanto a Guy de Valle-Flor,lembro-me de ouvir falar, mas não o relacionava com uma Orquestra de Harmónicas, mas com a Aldrabófona, onde, segundo Matos Maia, ele era membro !
    Quanto à tua Escola, a Afonso Domingues, troquei-a pela Fonseca Benevides !

    Como dizes, são pormenores sem importância, mas é com estas correcções e acertos, que podemos chegar a uma História da Harmónica mais fiável !

    Um abraço !

    ResponderEliminar