quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quinteto Português de Harmónicas

E que tal esta bela fotografia do Quinteto Português de Harmónicas (1958 - 1962) tirada em 1960, ano em que conquistaram o 3º prémio no Campeonato Mundial de Harmónicas realizado em Barcelona, na categoria de conjuntos? Para a história aqui ficam os seus nomes da esq. para a dir. - José Correia, Carlos Pais, Victor Pinto, António Henrique, José Peralta.

5 comentários:

  1. Extinta entretanto a Orquestra, em 1957, Victor Pinto, Carlos Pais e António Henrique, ( o Trio Riviera ) juntam-se aos seus colegas José Peralta e José Correia, com os quais formam o Quinteto Português de Harmónicas, que continua com a orientação de Siegfried Sugg, e ganha assinalável popularidade, sobretudo através dos "Serões para Trabalhadores" da Emissora Nacional, e na RTP.
    Também na Rádio Renascença, o programa de grande audiência "23.ª Hora" (de Joaquim Pedro, Matos Maia e João Pedro Baptista (o "trio" inicial) a que, mais tarde se foram juntando João Martins, Armando Marques Ferreira e Fernando Curado Ribeiro, difunde a música do Quinteto, gravada nos seus Estúdios .

    A "história" conta-se assim :- Um irmão de MORENO PINTO, sonoplasta na Renascença, foi nosso colega na tal Orquestra, e falou-lhe do Quinteto.
    Moreno Pinto, é um entusiasta e estudioso da sua profissão ( um grande e inspirado Técnico, o que hoje se designa por Engenheiro de Som ! ),e de imediato se mostra interessado nessa nova experiência de gravar Harmónicas, com a qualidade PROFISSIONAL que se ouvia nos discos vindos do estrangeiro, mas...sem os mesmos recursos técnicos ! Mais ou menos como..."fazer omeletas sem ovos" !!!

    Assim, num determinado mês de 1959 ou 1960, depois do fecho da emissão à meia-noite, com a "23.ª Hora" ( que numa 2.ª fase passou a fechar à 1.00 h.), e a Renascença "deserta", estou a "vêr" o Moreno Pinto, na "régie", tão entusiasmado quanto afadigado, (depois de um dia de trabalho !) à volta dos seus "brinquedos", as hoje "velhas" Ampex, de duas pistas, testando e corrigindo níveis, impedâncias e outras coisas que só ele sabe, construindo como que o seu "milagre de sons" ! E SEM GANHAR UM TOSTÃO !!!

    E nós, o Quinteto, não menos entusiasmados e eufóricos, tocando uma e outra vez, no grande salão contíguo da Renascença, Rua Capelo 5-2.º Esq. (no D.to estava a Casa do Algarve !),ao Chiado, onde ainda hoje se encontra !

    Foram assim gravados, nessas duas ou três ou quatro inesquecíveis madrugadas, cerca de 18 temas ,de música portuguesa, música clássica e ligeira, recuperados agora em CD pelo António Henrique, e que para nós, constitui um marco pioneiro e histórico, da Harmónica em Portugal.

    Numa dessas noites, Matos Maia, ao fechar da "23.ª", ouviu algumas passagens do excelente trabalho do Moreno Pinto ( e nosso, por que não dizê-lo ? ) e, surpreendido, logo quiz aproveitar aquela, ( em termos jornalísticos ), "cacha" radiofónica, e passou "a pôr no ar" as gravações, omitindo o nome do Quinteto, e pedindo aos ouvintes que telefonassem, dizendo a sua opinião e se se tratava de um Conjunto estrangeiro ou português !!!

    As respostas foram surpreendentes, pois um grande número de ouvintes, não acreditava que fôssemos portugueses, dados o elevado nível artístico e a patente qualidade dessas gravações !

    Ontem como hoje...a velha "pecha" dos Portugueses ! Tudo o que é "estrangeiro",...é que é bom !!!

    ResponderEliminar
  2. ...e tudo começara antes, na Veiga Beirão, com um grupo de alunos, ensaiados pelo mesmo Siegfried Sugg. Mais tarde o quinteto veio a dar lugar ao Trio Harmonia. Deste há gravações (ainda que o som seja sofrivel) na RTP Memória. Já estão no Facebook algumas destas. Fui do grupo inicial da Veiga e pronto ...Até fomos tocar um dia a Leiria, vestidos de meninos da 'bufa'. Já lá vão cerca de 50 anos ...

    ResponderEliminar
  3. Ao nosso visitante Manuel os nossos agradecimentos pelo comentário. Apenas um senão, o ficarmos sem saber de quem se trata. Gosto de saber quem me entra em casa, mesmo que pela janela. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. 感恩博主的汇总,我是学口琴的后生晚辈,没机会亲眼看世界上众多口琴大师的演奏,在您这里看到了汇总,真是太棒了,感恩这个博客空间,感谢大家的分享推送,太受益了。

    ResponderEliminar