terça-feira, 28 de setembro de 2021

Gerhard Werner

Gerhard Werner - Deutschland

27 fevereiro 2019 - O virtuoso de harmónica de Erfurt, Gerhard Werner faleceu. Gerhard Werner faleceu no dia 26 de janeiro, aos 82 anos, alguns meses depois de os médicos lhe terem dado esperança de que ele pudesse dar um último concerto. Com problemas respiratórios e febre, ele foi internado num hospital com pneumonia, em outubro do ano passado

BIOGRAFIA : Gerhard Werner nasceu em Erfurt / Turíngia e aos 10 anos recebeu a sua primeira gaita diatônica, que tocou com entusiasmo por vários anos. Em 1955 ele experimentou uma harmónica cromática, que o fascinou tanto que se manteve fiel ao instrumento até ao final da vida. De 1957 a 1960, Gerhard Werner viveu em Trossingen / Württemberg, onde completou suas habilitações técnicas e aprendeu a tocar por partitura, com o conhecido virtuoso da harmónica Helmut Herold na escola de música de Trossingen. Retornando a Erfurt em 1960, ele reativou o já existente trio de harmónicas "Staccato", que teve grande fama dentro e fora do país, até 1992. A partir de 1976 começou a trabalhar como solista de harmónica, e desde o início dos anos 80 foi regularmente convidado para gravações de rádio, CDs e música para filmes de televisão. Além disso, Gerhard Werner empenhou-se em produções de rádio e televisão no estrangeiro. Entre 1988 e 1995 participou regularmente em competições internacionais, tendo conquistado o 2º lugar na competição internacional de Helmond / Holanda em 1992  . Gerhard Werner foi indiscutivelmente um dos melhores solistas de harmónica do mundo. De 1960 até o final de 2006, ele completou mais de 8.500 eventos.










Durante o seu internamento Gerhard Werner ganhou forças, na prática diária em sua harmónica


Tocar outro show diante de um grande público – esse é o grande desejo do solista de harmónica Gerhard Werner., No entanto até recentemente o idoso de 81 anos, não tinha o ar necessário. No final de outubro, a sua saúde estava em má forma. Werner tinha dificuldade em respirar, ele era atormentado por febre recorrente e retenção de água por todo o corpo. O médico da família imediatamente o encaminhou ao Helios Klinikum Erfurt para tratamento. Aqui, os especialistas diagnosticaram a Werner uma pneumonia, que foi particularmente grave em conjunto com uma insuficiência cardíaca já conhecida e uma doença pulmonar crônica. "O Sr. Werner veio até nós num estado de saúde muito pobre. Atividades simples como subir escadas dificilmente eram possíveis no início de seu internamento, diz Matthias Werner, médico assistente em cardiologia e homônimo aleatório do paciente. "No tratamento, focamo-nos na terapia medicamentosa. Deve diminuir os níveis de inflamação em seu corpo e estabilizar as funções cardíacas e renais novamente." Terapia e internamento causaram problemas ao músico apaixonado. Não só fisicamente, mas também psicologicamente: a esperança de poder tocar harmónica novamente, de peito cheio, desapareceu. Uma paixão que o acompanhou a vida toda. "Eu não conseguia deitar qualquer som para fora, eu não tinha ar, e enquanto estava deitado numa cama de hospital, eu sempre tinha música na minha cabeça. Pensei comigo mesmo: eu tenho que sair daqui, eu tenho que subir ao palco!" Muito antes do sucesso do vencedor do casting Michael Hirte, Gerhard Werner foi um dos melhores solistas de gaita do mundo. Aos dez anos, ele ganhou sua primeira gaita. Cheio de entusiasmo, ele desenvolveu suas habilitações técnicas e aprendeu a tocar por música. Desde o final da década de 1950, ele apresentou-se em público. A partir de 1960, o nativo de Erfurt assumiu o já existente trio de harmónicas "Staccato", com o qual ganhou fama para além das fronteiras da RDA. Desde o início dos anos 80, ele tem sido regularmente contratado para gravações de rádio e filmes, bem como numerosas gravações de CDs. "Houve momentos em que eu tinha mais de 450 shows por ano. Depois das 10.000 apresentações, eu parei de contar”, relata o virtuoso da harmónica com um sorriso radiante..

Depois de quatro semanas de internamento, finalmente há esperança novamente. O corpo de Werner se recuperou. E ele ousa tentar tocar uma pequena melodia sobre a harmónica –  e ele consegue. Os pulmões se juntam. "O estado de saúde do Sr. Werner estabilizou e melhorou significativamente no curso da terapia", resume o médico assistente Matthias Werner. Se o músico estará novamente num grande palco, o médico não pode prever. Do ponto de vista médico, ele apoia as ambições de seu paciente: "Praticar na harmónica treinou seus pulmões nas últimas semanas. Ele deve continuar a trabalhar nisso – independentemente de estar novamente sob os holofotes." Um incentivo que a Werner não pode ser dito duas vezes. Uma serenata para a equipe de tratamento, uma serenata para os fãs no Facebook. Werner tem coragem novamente, e é quase combativo. "Mais alguns ensaios e então talvez eu vá organizar um concerto, depois disto tudo”. 

Gerhard Werner  orgulhoso de seus CDs lançados no final da década de 1990.


Sem comentários:

Enviar um comentário