sábado, 10 de maio de 2014

Ritmo Louco - C.A.R.

Ritmo Louco
 C.A.R. Circulo de Arte e Recreio - Guimarães, Portugal (1)
"Os pioneiros da harmónica em Portugal - Anos 1940's-1970's"

 Há histórias, que vem ter connosco, quando menos esperamos. Do berço da nação, esta história que vos trago hoje, é um bom exemplo disso. Nunca tinha ouvido falar deste conjunto dos anos 40, e no entanto eles foram pioneiros da história da harmónica em Portugal. Certamente influenciados por Borrah Minevitch e os seus Rascals, (e o filme Sempre em meu coração), os Ritmo Louco iniciaram a sua actividade, numa associação por eles criada na altura: o Círculo de Arte e Recreio, em Guimarães. Dos seus fundadores, um ainda continua bem vivo e a tocar; o sr. João Pitada. Também, embora sem certezas absolutas, o sr. António Xavier (que aparece numa foto mais abaixo) fez parte do referido grupo. Aqui fica a história, contada por um dos seus elementos.


João Pitada, um dos fundadores do grupo ( o mais baixo)



E ao que parece, a harmónica ainda continua a marcar presença no Círculo

Jorge Paradise


António Xavier e o maestro Rui Massena

E eis que quando menos esperávamos, chegaram até nós estes curiosos documentos, que muito vem valorizar esta postagem. Os nossos agradecimentos ao amigo David Oliveira.






A terminar, o Dr. César Machado, ex-vereador e actual adjunto do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, numa de blues.



4 comentários:

  1. Gildo

    Lendo o texto biográfico do Ritmo Louco, claro que reparaste como é coincidente a história destes pioneiros vimaranenses da Harmónica, com a nossa própria história de juventude, até na dificuldade na aquisição dos instrumentos (por falta de "cacau" que juntávamos quase tostão a tostão !!!), as récitas escolares, os primeiros duos à imgem e semelhança dos nossos saudosos Manos Alexandres, os primeiros conjuntos, o acalentar de sonhos e projectos.

    Uma grande saudação harmonicista a estes nossos colegas, de que só agora, tantos anos passados, tivemos conhecimento, curiosamente, por intermédio do nosso amigo brasileiro e harmonicista entusiasta Gilberto Neto, que tem contacto e amizade com os grandes nomes da Harmónica do Brasil.

    Saravah, Gilberto !

    ResponderEliminar
  2. É verdade Zé, embora nós tenhamos aparecido na harmónica alguns aninhos depois, (nos meados de 50, não foi Zé'). Mas as dificuldades foram muitas, e os conhecimentos sobre o instrumento, poucas (lembras-te da minha primeira harmónica de acordes ?) O que nos valeu, foi entretanto ter aparecido um sr. Siegfried Sugg.
    Ah, um muito obrigado ao Gilberto, pela sua simpatia e amizade.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente o meu pai João Pitada, faleceu no passado dia 08/10/2020 com 96 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceras condolências caro amigo. A música, a família e os amigos certamente lhe proporcionaram momentos felizes na sua longa vida.

      Eliminar