quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Trio Ribalta

Trio Ribalta - Portugal
"Os pioneiros da harmónica em Portugal" - Anos 1954 - 1957


Durante mais de cinquenta anos, (o Trio Ribalta, existiu entre os anos 1954-57 aproximadamente), eu perdi o rasto deste amigo das harmónicas. A vida é mesmo assim,  separa-nos e leva-nos quantas vezes, por caminhos diferentes. Graças às novas tecnologias, e por causa deste mesmo blogue, voltámos a ter notícias deste amigo. Conversámos já telefonicamente (ainda não nos foi possível trocar "aquele abraço", mas está prometido para o princípio do próximo ano), e foi um prazer revivermos aqueles tempos distantes, mas todavia tão presentes das nossas juventudes. Passemos a palavra ao amigo Zeferino:



Carlos Mourato, acordes; Zeferino Jacinto, solista; José Henriques, baixo
 Trio Ribalta 1954 - 1957




 Este é um velho disco em 78 rpm, gravado pelo Trio Ribalta nos estúdios da Rádio Voz de Lisboa, nesses longínquos anos de '50. Exemplar único, já que a sua gravação era feito em direto para o suporte ( aluminio revestido com uma cera especial). Deu-nos algum trabalho recuperar as gravações, já que o ruído superava a música. Mas digamos que se conseguiu um compromisso entre os ruídos que tivemos de eliminar, e o que ficou a ouvir-se, sem desvirtuar muito, aquilo que seria o seu som original.




9 comentários:

  1. Hermenegildo, é uma alegria imensa ver esta postagem no seu espetacular Blog. É um orgulho imenso para mim ver um pouco da obra do meu pai aqui retratada. Realmente as novas tecnologias e este seu blog, a sua disponibilidade e o seu carinho assim o permitiram. Obrigada por toda esta alegria. Um abraço com carinho, Cristina Maria Rodrigues Jacinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço a oportunidade de ter voltado a falar (embora só telefonicamente)com este velho amigo.É com muito gosto que relembro aqui um dos pioneiros da harmónica em Portugal. Um grande abraço.

      Eliminar
  2. Fico muito feliz por ver um reencontro. Foram optimos momentos do meu querido Avô Zeferino, e momentos que também pude mais tarde partilhar com ele. Não ha palavras para descrever o que sinto em poder voltar a ouvir o que ele tocava antigamente. Recordo-me perfeitamente de ele tocar o funiculi funicula e de o tentar acompanhar no piano e em flauta e a minha mãe tocar com ele também o Malagueña no piano. Bons momentos que são sempre perfeitos de recordar.Um obrigado e espero que esse reencontro aconteça para breve =)

    Neta Soraia Jacinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz com a sua felicidade. Esse é também um dos objetivos deste nosso blogue. Um abraço, na certeza que no próximo ano irei estar com seu avô, a recordar velhos tempos.

      Eliminar
  3. Caro Francisco

    Aproveito o teu espaço para cumprimentar o nosso "confrade" Zeferino Jacinto, e dizer-lhe que me recordo do Trio Ribalta, e de, nas nossas conversas, mais do que uma vez nos perguntar-mos o que era feito dele, lamentando não ter qualquer contacto.

    E lembro-me também de contigo ter assistido a um ensaio deles, onde ouvimos e até hoje não esquecemos "O Comboio", a que Zeferino faz referência nas notas biográficas do seu Trio.

    E, já agora, se não parecer oportunismo, espero estar presente "naquele abraço" prometido para o próximo ano !

    Zé Peralta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperas e muito bem, o convite do amigo Zeferino estende-se a todo o grupo (Harmonia). Lá estaremos com as nossas harmónicas, no dia e hora em que tal for acordado.

      Eliminar
  4. Olá Hermenegildo,

    Quero dar-lhe mais uma grande novidade, o José Henriques (baixo) do grupo Trio Ribalta entrou em contacto comigo. É uma grande alegria para o meu pai e para nós. Estamos a estabelecer os primeiros contactos e brevemente falaremos todos juntos uma vez mais. Estamos ainda a fazer alguns esforços para tentar localizao o Carlos Mourato(acordes) ou algum familiar. Continuamos em contacto. Beijinhos Cristina Jacinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, fico muito contente com as suas novidades. Para seu pai deve ser realmente uma grande emoção, ter notícias de um velho companheiro. Se este blog tiver contribuído um pouco para isso, ficarei feliz. Continuamos à espera de notícias das gravações, e a harmónica de seu pai anseia voltar ao dono. ;-))
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Ola,tambem tenho um disco destes gravado na Radio Voz de Lisboa pelo meu pai ( Xavier de Oliveira ) gostaria de recuperar o que esta la gravado ,alguem me pode dar umas dica como o posso fazer ,obrigado e parabens pelo Blog

    ResponderEliminar