Vitor Kenji Lopes - Brasil
De vez em quando, somos agradavelmente surpreendidos (e ainda bem) pelo aparecimento de novos (para nós, pelo menos) harmonicistas - melhor dizendo, mestres da harmónica. É o caso do brasileiro Vitor Lopes, extraordinário músico e notável harmonicista, ou se quiserem "gaitista", já que assim se designam no Brasil os músicos que tocam "harmônica" (assim mesmo, com chapelinho) ou "gaita". Em Portugal, nós preferimos a palavra "harmónica", já que gaita tem um sentido depreciativo ou mesmo pejorativo, pela razão de em giria, assim se designar o sexo do homem. Pois na linha de grandes harmonicistas brasileiros, tais como Eduardo Nadrúz (Edú da gaita), Omar Izar, Mauricio Einhorn, Rildo Hora, Ronald Silva (Ronald da gaita), José Staneck, Jeovah da gaita ou mesmo Fred Williams, para citar os que eu conheço melhor, surge-nos este Vitor Lopes, que eu desconhecia em absoluto. Senhor de uma técnica e um fraseado excelentes, deixou-me sinceramente encantado. É um jovem, que certamente irá ainda evoluír, e então teremos nele com toda a certeza, um dos melhores solistas mundiais, a pedir meças seja a quem for. Ouçam-no ao vivo, ou se não vos for possível (é o meu caso), adquiram os seus CDs. Se gostam de harmónica bem tocada, não se irão arrepender, além de que as músicas são ótimas.
Caro Francisco, suas palavras a respeito do Vitor Lopes, são a pura realidade. Tive a felicidade de ver uma apresentação dele ( o 2º cd) e é realmente espetacular. Dono de uma técnica incrível, é um virtuose e um estudioso de nosso querido instrumento. Parabéns a ele e a você pelo registro de tão notável gaitista! (aqui no Brasil não é pejorativo, caro amigo Francisco)...um abraço do tio!
ResponderEliminarPois caro Ilizeu, muito obrigado pelas suas palavras. Sim eu sei que no Brasil, gaita não têm o sentido depreciativo que aqui é atribuído à harmónica. Em Portugal considera-se que a gaita é um instrumento de feira, tocado normalmente por quem não tem conhecimentos musicais. Por isso eu dizer sempre Harmónica e algumas vezes dizer mesmo, quando me refiro à harmónica cromática - Harmónica de concerto.
ResponderEliminarUm abraço, e sempre ao seu dispor.