sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Manos Alexandres

Manos Alexandres - Portugal (5)
"Os pioneiros da harmónica em Portugal - Aos 1930's-1960's"

Realmente o meu baú tem recantos de que nem eu próprio faço ideia. Vejam que lá fui encontrar estas "preciosidades", que o meu amigo José Peralta, já há longos anos me tinha oferecido. Com efeito, do espólio deixado pelo saudoso Fernando Santos (solista dos Manos Alexandres), e que o José Peralta felizmente recolheu, encontravam-se estes documentos, alguns deles já com setenta anos, que nos dão uma ideia dos espectáculos dessa época, já tão afastada. Seria fastidioso fazer uma apresentação exaustiva desses documentos, assim trago-vos aqueles que me pareceram ter mais interesse.


Um acordes e um baixo? Então quem toca o solo? Claro que era só para a fotografia. Os nossos amigos tocavam (e bem) as populares diatónicas.

Reparem no pormenor delicioso do cabo de microfone (?)


Bom, esta caricatura está o máximo. Quem seria o "talentoso" artista que a executou?

E este poema não lhe fica atrás.

Este é de 13 Junho 1960. Já com o professor Siegfried Sugg integrado no grupo

31 Agosto 1946. Os "manos" deviam estar a querer fazer concorrencia à equipa de hóquei em patins da época. Repare-se no equipamento.


E que me dizem deste grandioso espectáculo de homenagem aos "manos", organizado e dirigido pelo Excelentíssimo senhor João Pereira, mais conhecido pelo "Feijão" no Belém Jardim, a 30 de Janeiro de 1942 ?


Bom, esta dos complementos vivos em fim de festa, está...de morte! (Agosto 1942)

Ora toma que já almoçaste! Vejam só o elenco que os empregados do Café Latino, lograram apresentar. Os "manos" deviam  estar zangados. Está cada um para seu canto.

Este é de Agosto 1944, no Palácio da Conceição em Chelas. Leiam com atenção, os fabulosos (???!!!) prémios que eram oferecidos aos primeiros classificados do concurso 

Manos Alexander's ? Seriam "amaricanos"? Na esplanada do Carcavelinhos em 20 de Julho 1942?

Sem comentários:

Enviar um comentário